sexta-feira, 13 de maio de 2011

Dicas para Viajar em Comboio



As seguinte DICAS regularizam o deslocamento do comboio formado pelos integrantes do grupo, no acesso em viagem, eventos, trilhas, acampamentos, etc... estas normas podem ser aplicadas por todos os grupos de motociclistas com a finalidade de proporcionar maior segurança a todos, evitando que os companheiros fiquem perdidos garantindo assim a diversão de todo o grupo.

1) A velocidade de percurso deve ser no máximo 60 Km/h em estradas sem pavimentação, e no máximo 80 Km/h em rodovias estaduais e federais ou seguir placas regulamentadoras que estiverem nas vias.

2) Os veículos devem sempre viajar em fila índiana. observe sua posição de comboio até o fim do deslocamento de acesso.

3) Nunca ultrapasse o veículo que faz parte do comboio à sua frente durante o deslocamento até o evento ou trilha, ou estradas. trafegue com os faróis baixos acessos, mesmo durante o dia, quando em vias públicas.

4) Mantenha contato visual com o veículo a sua ré, diminua a velocidade ou mesmo pare caso o mesmo não seja visível, isto garantirá que ninguém fique perdido ou demore a ser atendido no caso de uma emergência, e só utilize a buzina para indicar que você ou outro companheiro estão em dificuldade.

5) Dirija-se somente a uma bifurcação quando o veículo a sua ré o tiver alcançado, para evitar desvios da viagem e mantenha a visão geral do grupo. É muito comum que os mais apressados sigam sem se preocupar com os demais, e se um companheiro pegar o caminho errado, todos tem que esperar e encontrá-lo, cuide da segurança de seu companheiro como se fosse sua!

6) Sempre se mantenha ao máximo à direita para facilitar ultrapassagem de outros veículos que não fazem parte do comboio, quando em estradas movimentadas, mantenha uma distancia miníma de dois veículos em relação ao veículo que segue a sua frente, sendo estar dobrada em estradas poeirentas.

7) Nas estradas de fazenda, se for o último feche as porteiras, o colega a sua frente deverá esperar assim como os demais, em sequência seguindo as normas do comboio no deslocamento para casa, jamais abandone um companheiro na estrada por mais cansado que você estiver.

8) A ordem de largada de comboio é determinada pela ordem de cilindradas de sua motos e local da concentração sendo que esta deve permanecer inalterada até o  final do deslocamento de acesso e sempre obedecer ao líder ou batedor do grupo que estará orientando no decorrer da viagem.

9) Líder ou batedor do comboio é determinado entre aqueles que fizerem o levantamento do caminho ou a quem conhece melhor, cabe a ele tomar todas as decisões como hora de parada para almoço, lanche, abastecimento de suas motos, locais alternativos de passagem e etc... Evite sempre a euforia quando estiver pilotando e carregando garupa, tenha cuidado principalmente em locais desconhecidos.

10) Se você estiver seguindo o comboio de moto em carro, evite jogar lixo fora de seu veículo como latinhas de bebidas, sacos plásticos, papéis de bala, e etc...  Tenha sempre um saco de lixo em seu carro pra colocar esse tipo de material, não jogue na estrada eles podem matar animais das fazendas ou redondezas seja ele silvestres ou domésticos.



Respeite sempre a ordem e local assim seremos sempre bem vindos em qualquer lugar!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário